Osciloscópio se unem para adicionar vídeo

Osciloscópios modernos são frequentemente carregados com recursos, mas de vez em quando você se encontra em um recurso que parece fácil de executar ainda não está disponível. [KGSWS] queria usar seu Rigol DS1074 para mostrar medições ao vivo em seus vídeos do YouTube, mas descobriu que esse escopo não suporta a saída de vídeo. Não deve ser dissuadido, [KGSWS] optou por adicionar este recurso. No vídeo embutido abaixo, ele descreve detalhadamente o processo de adicionar uma interface de captura de vídeo USB (UVC) ao seu osciloscópio.

A ideia básica era encontrar os sinais indo para a exibição do escopo e lê-los usando uma placa Cypress EZ-USB. Esta é uma placa de desenvolvimento que pode ser usada para projetar dispositivos USB e suporta o modo UVC. No entanto, sem documentação de qualquer um dos circuitos internos do RIGOL [KGSWS] teve que investigar o conector de exibição para descobrir qual pino transportou qual sinal. E porque ele não tinha outro escopo disponível do que este rigol, ele colocou os vários bits do instrumento desmontado para que pudesse (desajeitadamente) sondar seus próprios sinais internos.

Depois de mapear seus próprios sinais de exibição, era hora de conectar-os ao quadro EZ-USB. [KGSWS] Alcançou isso soldando cerca de duas dúzias de fios minúsculos para blocos SMD na placa-mãe. A própria placa EZ-USB foi colocada na parte de trás do caso do escopo, mas tinha que ser despojado de componentes desnecessários na compra para economizar espaço e energia. Um truque muito inteligente foi a adição de um interruptor Reed, que permitiu [KGSWS] para definir a placa EZ-USB para o modo de programação sem ter que abrir o caso do escopo, simplesmente segurando um ímã perto do interruptor.

Depois de soldar um conector USB em um slot sobressalente na blindagem RF, o projeto estava completo. O Rigol agora pode ser conectado a um PC e simplesmente aparecerá como um dispositivo de captura de vídeo, pronto para ser transmitido ou capturado para os futuros vídeos do projeto [KGSWS]. Nós vimos outros hacks na série Rigol DS1000Z para capturar uma série de capturas de tela ou habilitar a largura de banda e recursos adicionais, mas adicionar uma saída de vídeo ao vivo não foi uma das opções até agora.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *