Novo dia de peça: O módulo RISC-V Licee-RV

Sipeed tem estado ocupado alavancando os desenvolvimentos na arena RISC-V, com um módulo interessante e de baixo custo que eles chamam de Licee RV. É baseado em torno do Aliwinner D1 SoC (que contém um Pingtou Xuantie C906 para aqueles que seguem o desenvolvimento do processador RISC-V chinês) com suporte para um sistema de arquivos NAND opcional. Esta pequena placa usa um par de conectores de borda, semelhante ao fator de formulário de framboesa Pi CM3, exceto que é baseado em um par M.2 Conectores. O módulo tem USB-C, uma interface LCD SPI, bem como um soquete de cartão TF on-board, com as interfaces restantes fornecidas no conector Big Edge.

O minimalista Allwinner D1-baseado em Lichee RV
Então, isso nos traz para o próximo conselho sipead, o dock Lichee RV, que é uma pequena placa de desenvolvimento para o módulo. Isso quebra o HDMI, adiciona USB, um módulo WiFi / Bluetooth, driver de áudio, interface de matriz de microfone e até mesmo um conector GPIO de 40 vias. Tudo o que você precisa para construir seu próprio dispositivo conectado em nuvem incorporado.

Os primeiros adotantes devem ter cuidado, no entanto, o suporte ao Linux ainda está nos estágios iniciais do desenvolvimento, aparentemente com o Debian atualmente mais utilizável. Nós ainda não nos testamos, mas parece bastante útil para esses projetos com um pequeno orçamento e não exigindo o desempenho multi-core com fome de poder de um PI de framboesa ou equivalentes.

Nós vimos o módulo Sipeed Maix M1 AI hospedado em um chapéu de Pi um par de anos atrás, bem como um emulador de NES em execução no Sipeed K210. O futuro para RISC-V está muito bem se você nos perguntar!

Obrigado [Maarten] para a dica!

Published

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *